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PROPOSTAS PEDAGÓGICAS - Planos de Aula para professores do Ensino Fundamental

OLÁ, PROFESSOR(A)! Promover atividades que estimulem o desenvolvimento do potencial empreendedor dos alunos da Educação Básica é uma das premissas da Educação Empreendedora do Sebrae. E é com esse intuito que este documento foi desenvolvido! Aqui, você encontrará uma relação de 50 objetos de aprendizagem no modelo de planos de aula, com diferentes propostas pedagógicas indicadas para alunos do Ensino Fundamental I – Anos Iniciais, e que podem ser utilizados em atividades presenciais, a distância ou mesmo em formato híbrido, combinando atividades a distância e em sala de aula. No documento consta a indicação de quais habilidades e competências empreendedoras poderão ser trabalhadas em cada objeto de aprendizagem. Da mesma forma, estão indicados os anos do Ensino Fundamental I para os quais cada proposta é considerada apropriada como objeto de aprendizagem. Ainda, estão destacados objetivos, abordagens e procedimentos sugeridos, bem como a correlação de cada objeto de aprendizagem com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As propostas pedagógicas aqui propostas existem no mercado, com temas atrativos e que possam ser trabalhados e/ou correlacionados às temáticas e outras atividades em desenvolvimento, tanto na escola como em momentos extraclasse, bem como orientações mais detalhadas indicando os objetivos de aprendizagem e orientações de aplicação, para que tenham argumentos a serem explorados e possam criar questionamentos para promover debates. Para o sucesso da aplicação desses objetos de aprendizagem na prática, é indicado que o professor conheça as propostas e providencie os recursos necessários para que os conteúdos propostos possam ser trabalhados em sala de aula e/ou utilizados pelos alunos em atividades remotas. Vale destacar que ter esse documento visa ampliar as abordagens propostas, buscar novas correlações e promover a interdisciplinaridade com as demais atividades e disciplinas do currículo, podendo ser um diferencial para a concretização de práticas de educação empreendedora no ambiente escolar. Sucesso na aplicação das atividades!